COMPORTAMENTOS PODEM ACABAR COM SEU SUCESSO PROFISSIONAL. CONFIRA!
Esquecer
que as pessoas têm emoções
Homens com comportamento explosivo e
mulheres que têm TPMs intensas fiquem em alerta: “O descontrole emocional pode
destruir uma carreira”, diz Alessandro Bender. A grande maioria das pessoas é
movida pelas emoções, quando você desconta suas frustrações em alguém, essa
pessoa pode revidar. Nesse caso o diálogo é a melhor forma resolver as crises.
Não projetar nos outros suas expectativas nem ser muito exigente consigo mesmo
é um bom caminho para uma vida profissional saudável.
Tratar
seus superiores de igual para igual
Hierarquia é sempre hierarquia. Além
dos superiores por cargo, ainda existem as pessoas são importantes para manter
o seu emprego e que devem ser tratadas com a maior formalidade possível. Toda
organização tem uma rede de relacionamentos que precisa ser observada. “É
necessária atenção aos indivíduos Beta, que obtém privilégios a partir de contatos
com os indivíduos Alpha. Uma pessoa Beta pode prejudicar mais a sua carreira
que uma pessoa Alpha, fique atento à rede de relacionamentos dos profissionais
Beta para não correr o risco de ter problemas”, complementa o consultor
Alessandro Bender. Você não precisa ter medo dos seus superiores. Tenha com ele
conversas francas, olhos nos olhos. Mantenha sempre o tom da voz amigável e o
aperto de mão firme. Dessa forma você demonstrará segurança. Seja um bom
funcionário, tome iniciativas em projetos e faça sugestões em reuniões.
Demonstre liderança e não se acomode, pois você pode ir mais longe.
Menosprezar
o seu trabalho ou o dos colegas
Segundo Alessandro, trabalhar e
aparentar que faz com facilidade tudo o que é demandado pode se tornar uma
“faca de dois gumes”. Seus colegas e superiores devem saber do seu esforço e
dedicação para valorizá-lo. Embora o reverso dessa moeda também deva ser
evitado, como fazer papel de sofrimento a cada tarefa delegada a você, também
pode ser prejudicial. Não diga também que o trabalho dos outros é moleza e que
você faria bem melhor. Evite opinar numa área que não é a sua, não tente
discutir o que você não sabe. Se houver um problema administrativo na empresa
deixe que o administrativo cuide disso. Ser o “Sr. Sabe Tudo” pode gerar
incomodo entre seus colegas e seus superiores.
Deixar
para amanhã o que dá para fazer hoje
“O principal ponto de avaliação dos
gestores é o desempenho. E o não cumprimento de prazos e metas é um dos
comportamentos mais inaceitáveis pelo olhar deles”, comenta Cíntia Bortotto.
Entregue suas atividades dentro do prazo e não se descuide da qualidade. A
falta de comprometimento com as metas e para com a empresa faz do funcionário
alguém dispensável e sujeito a uma demissão. Cuide também para não acumular mais
tarefas do que você tem capacidade, mantenha os seus objetivos e só ajude os
colegas de trabalho se as suas tarefas estiverem cumpridas. Não adianta fazer
média e acabar prejudicando o seu serviço.
Não
admitir os seus erros
Ninguém gosta de errar, mas faz parte
da vida e todos sabem disto. É comum as pessoas justificarem os seus erros
colocando a culpa em terceiros. Assumir a sua responsabilidade e tentar
corrigir o que deu errado é o mais certo. A maioria das pessoas fala que a
responsabilidade nunca é delas, foi alguém que não entregou o relatório na
hora, ou o sistema que estava fora do ar. Assuma os seus erros e tente
resolvê-los, em vez de jogar a responsabilidade nos outros.
Falar
o que vem a cabeça
Você não deve esquecer que está no
local de trabalho e que certos comportamentos e atitudes não são bem vistas.
Falar o que vem a cabeça, utilizar de certa informalidade excessiva não é
adequado. Evite palavras de baixo calão, fofocas sobre a vida dos colegas e até
mesmo aquelas brincadeirinhas – de mau gosto – como apelidos pejorativos e que
constrangem seus colegas. Um ambiente de trabalho saudável pode ter
brincadeiras, mas tome bastante cuidado.
Falta
de postura
A postura no local de trabalho deve ser muito priorizada.
Você deve cuidar da postura como um todo, uma das mais importantes é a coluna
ereta, “a não ser que você tenha algum problema na coluna, andar cabisbaixo e
olhando para o chão não passa uma boa sensação para seus colegas”, diz
Alessandro Bender . Dessa forma parece que você está sempre cansado,
desmotivado ou inseguro, entre outras coisas. A postura não está relacionada
apenas ao modo como você anda, tem a ver com o seu comportamento em geral. ”
Normalmente vemos o uso de palavras de baixo calão ou vestimentas inadequadas,
denotando um excesso de informalidade”, afirma Cíntia Bortotto. Tenha muito
cuidado com as roupas que você usa, a não ser que seja a “sexta-feira informal”
sempre opte por um look mais sóbrio e formal.
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