Fatos sobre perfumes

Com o tempo, o perfume que era considerado um artigo luxuoso exclusivo dos ricos, se tornara algo do uso diário de todos. Várias marcas e nomes surgiram e hoje podemos dizer que uma mulher é conhecida pelo perfume que ela usa. Um perfume é uma mistura de alguns óleos essenciais perfumados com compostos aromáticos, determinados fixadores e um solvente que são usados para dar um cheiro agradável.
Existem várias fontes para se obter o perfume. A fonte mais comumente usada são as plantas. Elas são usadas para se obter compostos e óleos aromáticos. As fontes destes compostos podem ser derivadas de várias partes de uma planta. Os mais comumente usados são cascas de cascarilla e canela. A maior fonte dos compostos aromáticos de uma planta são suas flores como a rosa ou o jasmim, como também a mimosa, o osmanthus, a tuberosa, e determinadas flores como aquelas da árvore de citrino.
Determinadas frutas como juniper berry e a muito amada vanilla também são utilizadas para gerar perfumes caros. Outras fontes incluem folhas como a alfazema, patchouli, violetas e rosemarys. Afora estas, as fontes animais incluem o ambergris, o favo de mel e o musk. A grande maioria dos perfumes modernos, utilizam meios sintéticos para produzir várias combinações de cheiros. Os cheiros sintéticos são sintetizados geralmente da resina do pinho, dos produtos da destilação do petróleo, etc.
Há alguns fatos realmente interessantes sobre o perfume. As mulheres supostamente têm um sentido de cheiro mais apurado do que os homens e são afetadas extremamente pelo nosso estilo de vida, nossa dieta e medicamentos. Acredite ou não, os perfumes podem produzir reações diferentes entre loiras, ruivas e brunetes. O cheiro do perfume tende a elevar-se quando você está usando seu perfume favorito no rosto ou atrás das orelhas, então certamente irá desaparecer antes que você chegue ao escritório ou encontre a sua parceira. Acredita-se que a pele oleosa pode reter por mais tempo o cheiro do perfume.
Ao experimentar novos perfumes, você não deve tentar mais do que três cheiros de cada vez por que o seu nariz já não poderá distinguir aromas diferentes se você tenta demasiado. Espere pelo menos dez minutos depois de testar o perfume, para sentir o cheiro exato após a reação com a sua pele.
Se você investiu em uma marca de perfume caro então obviamente você vai querer usufruir o máximo que puder. Aqui seguem algumas dicas de como manter o seu perfume e fazer com que ele demore mais. Preserve os seus perfumes corretamente, mantendo-os longe do calor e em lugar fresco e que não fique exposto à luz. Um frasco de perfume pode manter o seu cheiro por aproximadamente um ano, desde que esteja quase cheio, uma vez que a presença do oxigênio no ar do frasco irá reagir com os elementos do perfume e tentará mudar o seu cheiro.
O ideal é que os perfumes sejam usados durante todo o dia. Até aqueles perfumes que são mais concentrados não vão permanecer no corpo durante o dia todo. Você deve aplicar e reaplicar o seu perfume a cada três ou quatro horas. Hoje em dia você tem uma grande variedade de perfumes para escolher. É recomendado que se use perfumes diferentes pela manhã e durante a noite. Geralmente você deve escolher um cheiro floral para usar durante o dia e algo mais dramático para as noites. Você também pode escolher um perfume de acordo com o seu temperamento.