Etiqueta e Boas maneiras

RECEPÇÃO
Em sociedade as recepções mudam de título e de forma, mas são sempre as mesmas. Basta que se saiba como elas se denominam, agora para evitar lamentável confusão.São elas: o baile, o coquetel que se divide em Cocktail-Party - Cocktail-Souper e Cocktail-Buffet - e o Surprise-Party.
- O baile, recepção propriamente dita. Menos cerimonioso para os homens que usam Smoking. As mulheres, vestidas com o máximo luxo, de acordo com a personalidade de cada uma. Os donos da casa postam-se à porta logo que o primeiro convidado aponta, recebendo-o e desejando boas-vindas e um bom divertimento. Depois de algum tempo podem revezar-se. Os retardatários encontrarão os donos da casa já nos salões porque, depois de certo tempo, a missão de ambos é entreter os convidados que chegaram a hora pedida.
Quando a porta do bufê é aberta, convém que os convidados não se precipitem na sala। Os donos da casa procurarão, sobretudo, atender às pessoas de mais cerimônia ou de mais importância social, recomendando ao maitre e seus empregados que as sirva bem. Quando os convidados começarem a retirar-se, convém que os donos da casa, ou pelo menos a um deles, volte a porta de saída para desejar boa noite e agradecer-lhes por terem vindo.
- Em uma recepção sem dança o processo é absolutamente idêntico।
- Coquetel (Cocktail-Party) exige menos etiqueta। Os donos da casa, ainda que devam estar atentos à chegada dos convidados, não precisam fazer ponto a entrada deles. Em um coquetel o essencial é que todos se movimentem e falem com todos. A melhor definição desse gênero de reunião é a que diz resumir-se o coquetel em "4 - Surgir, Saudar, Sorrir e Sumir".
- "Cocktail-Souper" e Cocktail-Buffet " - Coquetell-Ceia e o Coquetel-buffet, seguem a mesma linha, só que há alimentos mais sólidos e por isso terminam mais tarde। Em todo o coquetel, seja de que tipo for, costumam-se servir salgadinhos para atenuar a ação do álcool.
- Cocktail-Surprise - O Coquetel-Surpresa, é a maneira como um grupo de amigos íntimos obrigam um aniversariante a recebê-los ou mesmo um amigo a dar festa, que eles não teriam a coragem de fazê-lo।
O importante é escolher um grupo de amigos que deverá dividir a tarefa e a contribuição de cada um e "tomar a casa de assalto"। Aos donos da casa compete conservar o sorriso e acolher os amigos com amabilidade e uma dose bem grande de boa-vontade.
- As bebidas que se servem em reuniões desta espécie são: Champanha sêco e uisque. São as usuais e que cobrem o gosto geral. Nas reuniões de meio dia o gim e tônica deve ser acrescentado a lista das bebidas.
Quanto aos salgadinhos as sugestões são: Sanduíches de vários tipos, sobretudo os picantes, salgadinhos que estiverem a mão como: espetinhos de filé, canapés de todos os gêneros, queijos de todos os tipos, amêndoas torradas, castanha de cajú e amendoim torrado e sem casca, etc.