Os sinais do mentiroso

Para fazer uso bem sucedido dos 15 indicadores a seguir descritos, é muito importante que você tenha uma noção de como é a “linha de base” do seu interlocutor, que consiste nos comportamentos apresentados em situações que você tenha absoluta certeza de que seu interlocutor não está mentindo.




Portanto, recomendamos todo o cuidado na análise de situações que envolvem a mentira.



1. Movimentos – A movimentação do corpo tende a extremos. Ou o indivíduo se movimenta muito ou utiliza menos as mãos e e os demais movimentos do corpo.



2. Tocar a face – Mentirosos costumam tocar na área em torno de sua face inferior, ou seja, coçar o nariz, tocar os lábios e queixo. Este é um instinto de nascimento, bem como quando uma criança cobre sua boca depois de uma mentira, só se desenvolveu com a idade em ações menos óbvia.

3. Movimento dos olhos – Os olhos de gente desonesta tenderão a se desviarem para evitar o contato visual. No entanto, olhar em seus olhos por períodos prolongados pode também ser um indicador de uma mentira. Isso se dá porque os mentirosos aprendem que se espera deles pouco contato visual.

4. Pupilas – As pupilas dilatam-se quando uma mentira é contada, isto devido à adrenalina que está percorrendo o corpo. Este indicador dependerá da gravidade da mentira. Pequenas mentiras podem não dilatar as pupilas.

5. Postura – Mentirosos constantemente se sentem desconfortáveis em pé em frente de um acusador e pode evitar a visada direta. Em vez disso, poderão assumir uma posição lateral em relação ao interlocutor. Em geral, a posição lateral indica o desejo de encerrar a conversa.



6. Sorriso – Os sorrisos falsos são limitados à boca. Quando um mentiroso sorri, por exemplo, apenas alguns dos músculos da boca entram em ação, faltando acionar o zigomático maior que produz uma elevação da bochecha e auxilia na formação do conhecido “pé de galinha”.

7. Palmas das mãos – Mentirosos tendem a esconder as palmas das suas mãos. Isso também é instintivo. Mãos atrás das costas ou nos bolsos podem ser indicadores positivos.

8. Uso de objetos – Mentirosos vão tentar colocar objetos entre si e seu interlocutor. Pode ser uma bolsa, pulseira, celular ou mesmo o próprio cabelo, se possível. Isso ocorre na tentativa não consciente de criar uma obstrução na sua direção, muitas vezes com algo tão simples como uma xícara de café. Esta é uma maneira inconsciente de tentar aliviar a tensão do encontro.

9. Tom de voz – Um mentiroso altera o seu tom de voz que pode se tornar incompatível com os seus gestos ou declarações.

10. Sarcasmo – Pessoas desonestas usam frequentemente o sarcasmo ao responder a acusações.

11. Respostas a perguntas – Um mentiroso costuma utilizar as palavras da pergunta para responder. Isso é realizado na tentativa de ganhar tempo para elaborar as mentiras. Por exemplo, João: "Você teve relações sexuais com aquela mulher?" Pedro: "Eu não tive relações sexuais com aquela mulher".

12. Excesso de detalhes – Pessoas desonestas acrescentam pormenores desnecessários para a conversa, o que é uma tentativa de criar um cenário mais concreto para o seu interlocutor.

13. Evitar respostas diretas – Mentirosos evitam negar a acusação de forma direta. Isto lhes permite evitar a mentira, fazendo declarações admissíveis . Ao fazerem isso, ganham a possibilidades de voltar atrás em suas respostas e alterá-las.

14. Defensiva – Mentirosos adotam uma posição inicialmente defensiva ao passo que pessoas honestas tendem a receber acusações de forma hostil.

15. Mudança de assunto – O mentiroso tenderá a propor a mudança de assunto. A tensão é aliviada com a crença de que a troca de assunto fará a questão ser esquecida. A pessoa honesta tenderá ao esclarecimento da falsa acusação, colaborando, já que não foi ela mesmo quem cometeu o deslize.

É importante destacar que nenhum desses indicadores, por si só, pode revelar um mentiroso. Fora de contexto, nenhum deles tem muita serventia. Todos mostram o estresse da pessoa, que pode ocorrer por outros motivos que não a mentira. Como há diferenças individuais signmificativas, é muito útil conhecer a “linha de base” do seu interlocutor.